O que é Cadastro pré?

O Cadastro Pré é um site onde você pode verificar se tem linhas pré-pagas vinculadas ao seu CPF nas empresas de telefonia móvel. 

Por questões de segurança, o portal não exibe o número da linha, mas só informa em qual operadora de telefonia existe uma linha pré-paga associada ao seu CPF.

Essa ação, em andamento desde 2020, recebe o apoio da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que intensificou os controles para prevenir problemas com chips pré-pagos. 

Desde 2021, o processo de ativação de um novo chip no celular envolve diversos procedimentos de segurança. No entanto, mesmo com essas medidas, infelizmente é possível que uma pessoa tenha uma linha em seu nome sem estar ciente disso.

Afinal, a crescente digitalização de serviços frequentemente expõe os dados dos consumidores na internet, o que, por sua vez, resultou em um aumento no número de possíveis golpes.

Para descobrir se existem números cadastrados em seu CPF, primeiramente você deve acessar o site Cadastro pré. Depois, vá à tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em “consultar”

Se houver uma linha de celular pré-paga registrada com esse CPF em alguma operadora, o resultado mostrará qual operadora é. 

Mas se não tiver nenhuma linha pré-paga associada ao seu CPF em nenhuma das operadoras participantes, você verá uma mensagem dizendo que não há linha pré-paga ativa em nenhuma das operadoras participantes.

Caso você identifique alguma linha desconhecida, basta pedir o cancelamento diretamente para a operadora responsável pelo cadastro.

Uma coisa importante para se lembrar é que as informações são renovadas a cada 30 dias. Portanto, se for preciso, faça uma nova consulta.

Outro ponto a ser observado é que o site mostra somente linhas de celular pré-pagas nos resultados da pesquisa. Então, se você possui um plano pós-pago,  não receberá nenhum resultado se inserir o seu CPF na seção de consulta.

Como entrar no Cadastro Pré?

Para entrar no site, é simples: 

Como entrar em contato com a minha operadora?

Se o resultado da pesquisa no site Cadastro Pré te apresentar algo inesperado, a Anatel recomenda entrar em contato com a sua operadora. Se for preciso, você pode solicitar o cancelamento ou desvinculação da linha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *